HOTEL
SUSTENTÁVEL DA 7ª SÉRIE
A
ideia de fazer o Hotel veio de uma brincadeira. Em uma aula de matemática, no
dia 05/07/12, a professora Marione estava explicando sobre números racionais,
exercitando questões e situações-problema, corrigiu-se, discutiram-se dúvidas e
ficou uma de tema. Quando da correção da atividade que segue abaixo, conforme
retirado do livro-didático Projeto Araribá – Matemática 7ª série, página 15,
questão nº 12, referente a diária média dos hotéis brasileiros em dólares.
12- Observe a tabela e responda no caderno:
·
Diária media dos hotéis brasileiros (em
dólares)
Ano
|
Luxo
|
Superior
|
Econômica
|
1997
|
160,0
|
71,9
|
39,7
|
1998
|
168,2
|
71,5
|
39,9
|
1999
|
146,3
|
59,6
|
36,1
|
2000
|
141,9
|
59,3
|
36,6
|
2001
|
120,5
|
55,2
|
34,0
|
a)
Manoel pagou 575,2 dólares por 8 dias de
hospedagem em 1997. Em que hotel ele se
hospedou?
575,2/
8 = 71,9. R: Ele se hospedou no hotel
superior, conforme a tabela.
b)
Qual seria a economia se Manoel hospeda
se em um hotel econômico nessa viagem?
39,7
*8= 317,6. Logo, 575,2 – 317,60 seria uma economia de $ 257,60.
c)
Em 2001, Manoel poderia gastar no máximo
a mesma quantia de dólares em
hospedagem que gastou em 1997 . Em que hotel ele poderia se hospedar e quantos dias poderia ficar?
- Opções possíveis (no quadro foi
realizado o desenvolvimento dos cálculos de cada um, com participação efetiva
dos alunos):
4 dias
no hotel de Luxo
10 dias no hotel Superior
16 dias no hotel Econômico
E
ainda sobra $20,2
E em
momentos de descontração, lembrávamos da ideia do “Hotel da 7ª série”. Desde
então a ideia surgiu em diversos momentos: inclusive uma aluna empolgada, numa
palestra com um piloto de aviões, natural da nossa região, realizada na escola
em 12 de julho, ele contando sua história de vida, e trabalho realizado em
Brasília. Enquanto comentavam sobre sonhos e que eles nos motivam, foi
mencionado o nosso hotel, das aulas de Matemática.
Sempre
em forma de brincadeira, até que decidimos fazer disso algo sério.
Queremos um hotel de ordem
sustentável para o século XXI, coordenado pela Professora Marione de
Matemática, contando com a colaboração de todos os que se envolvem com esta
construção. O hotel cooperativo da 7ª série não é composto por uma só pessoa
(difícil entendimento por parte da turma), mas sim por MUITAS (18 alunos,
demais professores e comunidade escolar) pessoas que trabalham por um motivo:
Construiremos um projeto “HOTEL” dentro de nossa sala de aula.
Assim,
surgiu a ideia de fazermos um “HOTEL COOPERATIVO E SUSTENTÁVEL” na III Mostra
de Trabalhos da Escola Ipiranga. Este “hotel” deveria ter projetos voltados à
sustentabilidade e à qualidade de vida, trazendo novas idéias e conceitos sobre
os temas.
Durante o desenvolvimento do projeto
procuramos usar o conceito de COOPERATIVISMO, usado atualmente por muitas
empresas de sucesso, como a Languiru, Sicredi, a Certel, Cerfox, Certaja,
Cooperativa Agropecuária Coopsul Ltda, Cooperativa de Serviços de Saúde dos
Vales do Taquari e Rio Pardo Ltda (Unimed), Coprestrela, Cosuel e Cotrabem.
Fonte: Portal do Vale do
Taquari , www.valedotaquari.org.br (http://www.valedotaquari.org.br/conheca/servicos/cooperativas_no_vale_do_taquari.pdf), acessado em 11/10.
Em uma cooperativa todos
trabalham igualmente, ajudando uns aos outros para obter resultados
satisfatórios. Estamos tentando, buscando e será uma verdadeira aprendizagem!!!
Na nossa primeira aula
dedicada ao projeto, no dia 14/09/2012, foram sugeridas algumas idéias:
ü I.M.C.
(relacionando os conhecimentos matemáticos vistos nas aulas e suas utilizações
práticas com Educação Física);
ü Folhetos
(qualidade de vida com prof. de português);
ü Queremos
HOTEL de ordem sustentável para o século XXI: - Artes, material e mudas de
flores, ideias para floreiras=PARCERIA/Direção da Escola;
- técnicas agrícolas: construção
das floreiras e cisterna=coleta água da chuva para reaproveitamento nas caixas
d’água que serão utilizados no banheiro, regar plantas do hotel, lavar
calçadas, construção de um chafariz, ferro elétrico a vapor, roupas de cama com
tecido reciclado (pesquisar na internet a receita de como fazer); bancos e
colchões de garrafas PET, móveis de pneus ( Alisson, Paola e Amanda Schuster);
ü Técnicas
agrícolas - horta (sem agrotóxicos) aberta a visita;
ü Matemática
(ideia e pesquisa da Paola sobre planta do Hotel=medidas da sala de aula: para
medidas da recepção, quarto, cozinha, sala com IMC, biombos para separar os
ambientes, fazer molduras com materiais recicláveis para as obras já produzidas
na aula de Artes, fazer comidas e sucos com os alimentos fornecidos pela horta
da escola (técnicas agrícolas).
Produção de um caminhão para o estacionamento do Hotel dos alunos: Alisson, Cristiano e Kelvin.
Produção de duas poltronas de garrafas pet :uma infantil que foi usada 32 garrafas e outra adulta no qual foram utilizadas 63 garrafas PET, as quais foram doadas 242 garrafas PET por todos alunos da E.M.E.F. Ipiranga, os alunos responsáveis foram Thales Rother, Michele Hofliger e Giovana Klauck, contaram também com a ajuda de alguns colegas e da professora Marione Thomas.
Produção de uma mesa com materiais recicláveis pelas alunas: Paola, Débora, Diovana e Kemile
Produção de um compasso ecológico da aluna Diovana.
Fotos: Marione Thomas 17-10-2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário